segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Outubro Rosa Cuide-se

  Resultado de imagem para outubro rosa 2017





       Devemos estar sempre em alerta quando o assunto é prevenção, principalmente o câncer de mama. Ouvimos durante todo o mês de outubro a respeito da importância do exame de Mamografia e sua eficácia para o diagnóstico precoce do câncer. 

     Venho aqui ressaltar que muitas vezes não devemos nos limitar apenas ao exame de MAMOGRAFIA, pois existem algumas mulheres que possuem a mama densa.
        Mama densa é uma mama que possui uma grande quantidade de tecido glandular, que é o tecido responsável pela produção de leite. As mamas densas são mais comuns em mulheres jovens, com menos de 40 anos de idade. Essa característica genética da mama é detectada pela mamografia. Verifique em seu exame de mamografia se consta que sua mama é densa.Não é possível avaliar a densidade da mama pelo toque.
       Na mamografia, a mama densa pode favorecer resultados falso-negativos, ou seja, pode haver alguma lesão na mama e o exame dar resultado normal.
        Isso acontece porque na mamografia a gordura aparece escura, enquanto que o tecido denso é branco. Os tumores, quando estão presentes, também aparecem em branco e podem assim passar despercebidos pelo médico. Quanto mais gordura tem o seio, mais escura é a imagem e mais fácil é visualizar o tumor.
       Nesses casos, a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama é feito com exames complementares. Além da mamografia, o médico mastologista poderá solicitar ULTRASSONOGRAFIA  mamária, RESSONÂNCIA magnética das mamas ou ainda mamografia com contraste.
       Esses exames são importantes métodos para diagnosticar o câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos que possuem mamas densas.
      Meninas então fica a dica, procure verificar se o seu caso também pede outros exames complementares da mama, afinal de contas receber um falso-negativo pode custar uma vida.
      Ame-se, cuide-se, porque você merece ser feliz!!!
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho! Vou adorar ler.

Facebook

Curta-nos